Valongo é um concelho com um vasto e riquíssimo património religioso, não sendo, por acaso que este se assume como uma das suas nove logomarcas.
Assim, é com muita honra que Valongo integra, mais uma vez, o Festival Internacional de Órgão e Música Sacra, um projeto intermunicipal de excelência, que decorrerá nas Igrejas Matrizes de Campo e Valongo, bem como no Santuário de Nossa Senhora do Bom Despacho da Mão Poderosa e de Santa Rita, em Ermesinde, onde organistas internacionais de alto gabarito nos proporcionarão momentos musicais de grande qualidade, dando vida aos imponentes órgãos de tubos existentes nesses templos sagrados.
Através da música sacra – apreciada por crentes e não crentes – damos a conhecer, não só os órgãos de tubos, como também inúmeros exemplares do espólio artístico e religioso do concelho, tão valioso e com tanto significado para a população local.
Agradecemos aos sacerdotes responsáveis pelas diferentes comunidades religiosas do Município por aceitarem este e outros projetos que têm sido desenvolvidos em prol da promoção do nosso património religioso, sensibilizando o público para a sua riqueza e para a importância de preservar e divulgar esta identidade cultural do nosso território.
Além do Santuário de Santa Rita ícone dos nossos monumentos religiosos, Valongo distingue-se pela beleza das Serras de Santa Justa e Pias integradas no Parque das Serras do Porto, num território outrora habitado pelas Trilobites e depois pelos Romanos, onde quem nos visita pode praticar desporto outdoor e contemplar belas paisagens com vistas para o mar. Destacam-se também a centenária tradição do Biscoito e da Regueifa, a arte do Brinquedo Tradicional Português, a espetacular tradição da Festa das Bugiadas e Mouriscadas, a riqueza da Ardósia e os Ferroviários.
José Manuel Ribeiro
Presidente da Câmara Municipal de Valongo