19 de outubro a 1 de dezembro de 2024
IV Festival Internacional de Órgão e Música Sacra
O FIOMS • Festival Internacional de Órgão e Música Sacra está de volta, pelo quarto ano consecutivo, para uma nova edição de 19 de outubro a 1 de dezembro.
Porto, Maia, Valongo, Gondomar, Vila Nova de Gaia, Espinho, Oliveira de Azeméis, Arouca, Vila do Conde, Felgueiras, Amarante e Paços de Ferreira são os Municípios que irão receber os 40 concertos envolvendo mais de quatro centenas de intérpretes nacionais e estrangeiros.
Os concertos serão realizados em algumas das mais emblemáticas igrejas/monumentos da região.
Em 2024, o FIOMS consolida-se nos dez municípios presentes nas edições anteriores e alarga a sua ação a Espinho e Paços de Ferreira, indo cada vez mais ao encontro de um dos seus objetivos principais: a descentralização cultural.
A região do Porto é detentora de um património de inestimável valor. Podemos mesmo afirmar que, dada a sua quantidade e diversidade, será caso único no panorama internacional. Muitos destes instrumentos encontram-se em excelente estado de conservação, no entanto, outros há que carecem de uma intervenção urgente.
É o caso do “monumental” órgão de tubos histórico da igreja de São João Novo, no Porto, verdadeira “tese de doutoramento” de organaria portuguesa e alvo, neste preciso momento, de uma campanha de reabilitação feita a partir de donativos de toda a comunidade.
Desejamos que o FIOMS constitua, cada vez mais, uma referência na preservação e valorização do Órgão de Tubos e da Música Sacra e que seja instrumento vivo na defesa da dignidade deste património de inestimável valor.
Esperamos por si!
Filipe Veríssimo
FIOMS 2024
(4ª edição)
O Festival Internacional de Órgão e Música Sacra, a ocorrer de 19 de outubro a 1 de dezembro de 2024, conta com 40 concertos a serem realizados em algumas das mais emblemáticas igrejas/monumentos do Porto, Maia, Valongo, Gondomar, Vila Nova de Gaia, Espinho, Oliveira de Azeméis, Arouca, Vila do Conde, Felgueiras, Amarante Freamunde e conta com a participação de mais de quatro centenas de artistas nacionais e estrangeiros.