loader image

30 de setembro a 24 de outubro de 2021

Festival Internacional de Órgão e Música Sacra

O Festival Internacional de Órgão e Música Sacra (FIOMS) surge, em linha com os grandes festivais internacionais de órgão realizados no Porto até 2015, com o objetivo de preservar, promover e valorizar o vasto e rico património organístico da Diocese e Área Metropolitana do Porto, estimular o interesse das populações pela Música Sacra vocal e de órgão e incentivar o despertar de novos talentos através da criação e implementação de uma proposta de oferta cultural para a região que seja regular, bem articulada e sustentável.

 

Nesta primeira fase, o FIOMS decorrerá entre os dias 30 de setembro e 23 de outubro de 2021. Serão realizados quarenta e dois concertos em vinte e quatro das mais emblemáticas igrejas do Porto, Maia, Valongo e Gondomar. Contará com a presença de vinte e quatro organistas nacionais e estrangeiros, três maestros, dois coros, um ensemble de música antiga, uma orquestra sinfónica e incluirá uma palestra com o título “Uma conservação – Um restauro” pelo mestre-organeiro Dinarte Machado, responsável pelo restauro dos seis órgãos do Basílica do Palácio Nacional de Mafra.

O FIOMS tem o firme propósito de continuar a trabalhar, em diálogo com as diversas entidades públicas e privadas da região, em torno da elaboração de uma proposta de oferta cultural no domínio da Música Sacra vocal e de órgão que vá, o mais possível, ao encontro das especificidades e necessidades próprias de cada localidade e que sirva, sob o ponto de vista cultural, os interesses das populações.  A partir de 2022, o FIOMS dará início, de forma gradual, ao alargamento da sua área de ação a toda a Diocese e Área Metropolitana do Porto.

Pelo património de inestimável valor comprovado pela existência de mais de uma centena de órgãos de tubos espalhados por toda a Diocese e pelo enorme potencial de desenvolvimento turístico da Área Metropolitana do Porto, acreditamos que o FIOMS poderá contribuir, de forma ímpar, para a afirmação da região não só a nível nacional, mas também internacional, colocando-a na rota dos grandes Festivais Internacionais de Órgão e Música Sacra.

Filipe Veríssimo

FIOMS 2021

O Festival Internacional de Órgão e Música Sacra, a ocorrer de 30 de setembro a 23 de outubro de 2021, conta com um total de 42 recitais a serem realizados em 24 das mais emblemáticas igrejas do Porto, Maia, Gondomar e Valongo, com a participação de cerca de 200 artistas.