Tributo à memória de
Monsenhor Domingos Jorge Duarte do Aido
Esta 3.ª edição do Festival Internacional de Órgão e Música Sacra da Área Metropolitana do Porto (FIOMS) realiza-se pouco tempo após o desaparecimento de um homem a quem se deve a possibilidade de acolher, na Igreja Nossa Senhora da Maia, este género de grandes concertos.
Manda a verdade que se diga que foi graças à sua capacidade de sonhar e à sua determinação em realizar os sonhos, que a Maia tem hoje no seu território concelhio, um dos maiores e mais completos órgãos de tubos, facto que permite proporcionar à comunidade, a fruição de um variado e vastíssimo repertório internacional.
Recordo muito bem o dia em que o Monsenhor Domingos Jorge, acompanhado por alguns dos seus paroquianos mais próximos, me procurou na Câmara Municipal, solicitando o apoio do Município da Maia, para poder concretizar o projeto da construção do extraordinário instrumento. Nessa altura, percebia-se algum embaraço face ao avultado custo do instrumento, mas assim que vi o projeto e compreendi a grandeza do órgão, transmiti-lhe a minha especial predileção por projetos grandiosos e ousados, garantindo-lhe que iria ajudar em tudo o que estivesse ao meu alcance e que poderia contar com o apoio da Câmara Municipal, que ascendeu a aproximadamente 40% do investimento nesta infraestrutura artístico-cultural.
E é este monumental órgão de tubos que vai soar no concerto inaugural da série que terá lugar em diversas igrejas da Maia. Um concerto em que o órgão da Senhora da Maia será acompanhado pela nossa ORQUESTRA CLÁSSICA.
É da mais elementar Justiça, dedicar o primeiro concerto à memória de Monsenhor Domingos Jorge, prestando-lhe uma significativa e muito sentida homenagem, evocando a sua obra, através da expressão musical que vai soar no principal Templo onde serviu a sua comunidade paroquial.
Na Maia, temos memória e sentido do Dever e da Justiça, e é em nome desses valores que vamos homenagear Monsenhor Domingos Jorge, dedicando-lhe o concerto inaugural do FIOMS, nesta edição de 2023.
António Silva Tiago
PRESIDENTE DA CAMARA MUNICIPAL DA MAIA