Loading Concertos

« All Concertos

A Arquitetura da Fé: Bach em Voz e Órgão

8 Novembro @ 16:30 – 18:00

Carlos Pereira Marrero, barítono

Sinopse

A música vocal de Johann Sebastian Bach ocupa um lugar central na história da música ocidental, constituindo uma síntese incomparável entre expressão humana, arquitetura musical e profundidade espiritual. Neste programa, árias e coros extraídos do Magnificat e da Missa em Si menor são intercalados com corais para órgão pertencentes ao Orgelbüchlein, criando um percurso que evidencia a extraordinária unidade entre a escrita vocal e instrumental do compositor.
Do entusiasmo jubiloso do Magnificat à monumentalidade da Missa em Si menor, passando pela dimensão meditativa dos corais para órgão, o programa revela diferentes facetas do génio bachiano. A alternância entre solistas, conjunto vocal e intervenções organísticas cria um diálogo contínuo entre palavra e música, entre contemplação e celebração, permitindo ao público redescobrir algumas das páginas mais inspiradas da produção sacra de Bach.


Dimitra Tripi, soprano

Natural de Vólos, na Grécia, Dimitra Tripi iniciou os seus estudos musicais no Conservatório Palaska e prosseguiu a formação vocal em Atenas sob orientação da soprano Cellia Costea, concluindo o curso com Primeiro Prémio e Menção de Excelência por unanimidade.
Complementou a sua formação através de cursos especializados de Lied alemão e ópera, participando igualmente em diversas produções operáticas e recitais. Interpretou papéis como Musetta em La Bohème, Papagena em A Flauta Mágica e Oscar em Un Ballo in Maschera, desenvolvendo paralelamente atividade na área da música de câmara e do repertório vocal de concerto.


Oriana Padrón, contralto

Natural da Venezuela, Oriana Carolina del Valle Padrón Marcano é licenciada em Música, com especialização em Canto Solista Sinfónico pela Universidad Experimental de las Artes (UNEARTE).
A sua formação musical decorreu no Sistema Nacional de Coros y Orquestras da Venezuela, onde desempenhou funções de chefe de naipe dos contraltos do Coro Sinfónico General en Jefe José Tadeo Monagas. Desenvolveu igualmente estudos de direção coral e integrou o Rapsodia Coro de Cámara, distinguido nas Olimpíadas Mundiais de Coros de Sochi.
Apresentou-se como solista com a Orquesta Filarmónica de Anzoátegui e com o Coro e Orquestra de Câmara da Lapa. O seu repertório abrange Lied alemão, mélodie francesa e música de câmara sul-americana.


Marcos Rosa, tenor

Natural de Vitória, Espírito Santo, Brasil, Marcos Rosa iniciou a sua formação musical em coros infantis e prosseguiu os estudos de canto com Heraldo Silva Filho e Cláudio Modesto.
Participou como solista em numerosas produções corais e sinfónicas no Brasil, colaborando regularmente com a Orquestra Sinfónica do Espírito Santo. Do seu repertório destacam-se obras de Bach, Händel, Mozart, Verdi e Orff.
Atualmente reside no Porto, onde integra regularmente o elenco de reforço vocal do Coro Casa da Música, participando em importantes produções sinfónico-corais. Desenvolve igualmente atividade como compositor.


Nascido na Venezuela, Carlos Pereira Marrero iniciou os seus estudos musicais aos seis anos de idade. Integrou o Sistema Nacional de Coros e Orquestras da Venezuela, destacando-se como coralista, regente e compositor.
Participou na interpretação de importantes obras sinfónico-corais, incluindo a Cantata Criolla, a Nona Sinfonia de Beethoven e a Oitava Sinfonia de Mahler, sob direção de Gustavo Dudamel. Entre 2015 e 2019 exerceu funções como maestro coral na Venezuela.
Desde a sua fixação em Portugal tem desenvolvido uma intensa atividade como cantor, compositor e regente, integrando o Ensemble Vocal Pro Música e o Coro Polifónico da Lapa. Tem participado em produções de referência do repertório coral-sinfónico, incluindo obras de Dan Forrest, Janáček, Brahms, Mozart, Orff e Mahler.


Beatriz David, órgão

Nascida em 2000, Beatriz David iniciou os seus estudos musicais aos oito anos de idade no Conservatório de Música do Porto, na classe de piano de Rosgard Lingardsson, concluindo o Curso Secundário de Piano em 2018.
No mesmo ano iniciou os seus estudos de órgão com Filipe Veríssimo, tendo concluído, em 2020, o 8.º Grau de Órgão como aluna externa. Posteriormente prosseguiu a sua formação com António Mota e participou em masterclasses orientadas por Jesús Gonzalo, Óscar Candendo, Roberto Fresco e Stefan Baier.
Tem colaborado regularmente em projetos coral-sinfónicos e litúrgicos, participando como organista em diversas produções, entre as quais a Oratória de Natal de Camille Saint-Saëns e o Gloria e o Magnificat de Antonio Vivaldi.
Atualmente frequenta o Mestrado em Órgão (Performance) na Escola Superior de Música de Lisboa, onde estuda com João Vaz e António Esteireiro, frequentando simultaneamente o 7.º Curso de Música Litúrgica.
Desde 2019 desempenha funções como organista da Igreja da Lapa, colaborando igualmente com a Igreja da Misericórdia do Porto e com a Paróquia de Rio Tinto. Desenvolve ainda atividade pedagógica como professora de piano e órgão na Associação Musical e Educativa da Boavista e na escola da Paróquia do Bonfim.
Paralelamente à sua atividade musical, é mestre em Psicologia pela Universidade do Porto.

Entrada Livre
Rua da Igreja 7
Gondomar, 4510-322 Portugal
+ Google Map
+351938 539 139
View Local Website