Tiago Ferreira

Natural do Porto (1985), iniciou os seus estudos musicais na Escola de Música da Igreja da Lapa. Mais tarde frequentou o Curso de Música Silva Monteiro, onde estudou piano e composição e teve a sua formação musical em geral. Em 2001 ingressou na Escola Diocesana de Ministérios Litúrgicos do Porto, iniciando assim os seus estudos de Órgão, tendo também concluído o III Curso Nacional de Música Litúrgica (2003‐2006).

Licenciado em Música Sacra pela Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, Estudou Órgão e Improvisação com Giampaolo di Rosa; Composição com Eugénio Amorim e Nuno Peixoto de Pinho; Direção de Coro e Orquestra com Pedro Monteiro e Cesário Costa; Música de Câmara com Luca Antoniotti. Realizou masterclasses de Órgão com Stefan Bayer, Luca Antoniotti, Olivier Latry, Daniel Roth, Lionel Rogg, José Uriol, Andreas Arand, Jon Laukvik, Monserrat Torrent e Ludger Lohmann.

Apresentou‐se em concerto a solo em várias cidades de Portugal, Espanha, Alemanha, Holanda, Letónia e Itália, integrando também diversos agrupamentos instrumentais e corais.

Foi professor de órgão no IV e V Curso Nacional de Música Litúrgica – Fátima e na Escola de Música da Póvoa de Varzim.

Frequentou entre 2011 e 2015 os Mestrados em Órgão-performance e em Música Sacra Católica na Escola Superior de Música de Colónia – Alemanha, tendo estudado órgão e improvisação com Winfried Bönig, direção de coro e orquestra com Reiner Schuhenn e Robert Göstl.

Assumiu a Direção Artística do Coro da Sé Catedral do Porto em setembro de 2015 a convite do seu fundador Cónego António Ferreira dos Santos.

Atualmente é professor de Órgão na Escola Diocesana de Ministérios Litúrgicos – Porto e na Academia de Música Costa Cabral – Porto e no VI Curso Nacional de Música Litúrgica – Fátima.

É desde 2001 organista da Igreja da Lapa – Porto.

Concertos

Concerto a dois Órgãos

4 Novembro 2023
21:30

Concerto de Órgão e Orquestra

27 Outubro 2023
21:30