Natural de Lisboa, Samuel Alexandre Monteiro (1998) iniciou os seus estudos musicais aos 8 anos com Desdémona Pereira, prosseguindo na Escola Diocesana de Música Sacra de Lisboa sob a orientação de André Ferreira. Concluiu o curso profissional de instrumentista de tecla (órgão) na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, onde estudou com António Duarte, e completou o VI Curso de Música Litúrgica sob a orientação de Tiago Ferreira.
Licenciado em Música com especialização em órgão pela Universidade de Aveiro, sob orientação de António Mota, frequenta atualmente o Mestrado em Ensino na mesma instituição. Participou em diversas masterclasses com músicos renomados, como Pieter van Dijk, Michael Bouvard, Olivier Latry, Jesús Gonzalo, Óscar Candendo, Roberto Fresco, Balint Karosi, Enrico Vaccari e Ángel Montero.
Apresentou-se em concertos a solo e em conjuntos, destacando-se a apresentação do livro Mistério do Natal do Padre Nuno Queirós na Sé de Aveiro (2020), o concerto de comemoração dos 250 anos do órgão do Mosteiro de Refojos (2021), a inauguração do órgão Sá Couto em S. João da Pesqueira (2023), o Festival de Órgão e Música Sacra (2023) e uma concerto no órgão do Mosteiro de Arouca (2024).
É organista titular na Igreja da Praia da Barra e no Santuário de Nossa Senhora da Assunção de Vilas Boas. Como docente, leciona na AMSB (Associação de Música Sacra de Braga), na JOBRA Educação e na Escola de Música da Paróquia de Nossa Senhora da Boa Vista. É também membro da Associação Organum.