Após a licenciatura em Escultura, Ana Quintans estudou música no Conservatório de Lisboa
e no Flanders Operastudio em Gent.
Dedicando a maior parte da sua carreira à música dos séculos XVII e XVIII, actua com as
mais aclamadas orquestras barrocas como Les Arts Florissants; Les Musiciens du Louvre; Gli
Angeli Genebra; Ensemble Pigmalion; Il Pomo d’Oro; Le Poeme Harmonique; Os Músicos
do Tejo; Capela Mediterrânea; Complesso Barocco; Nereydas; Al Ayre Español; Divino
Sospiro; Orquestra La Scintilla; Orquestra Barroca de Helsinque; Real Câmara; Concerto de’
Cavalieri; La Chapelle Harmonique e o Ensemble Bonne Corde.
No palco apresentou Poppea, Drusilla e Amore em “L’incoronazione di Poppea” e La Musica,
Euridice, Speranza e Proserpina em “Orfeo” de Monteverdi; Aurora e Amore em “L’Egisto”
de Cavalli; Elisa em “Hipermestra” de Cavalli; Belinda e a Bruxa em “Dido e Enéias” de
Purcell; Argie em “Les Paladins”, Amour em “Hippolyte et Aricie” e Amour/Zaire em “Les
Indes Galantes” de Rameau; Folie em “Le Carnaval et la Folie” de Destouches; Jonathas em
“David et Jonathas” de Marc-Antoine Charpentier; papel-principal em “Spinalba”,
“L’Ippolito” e Nerina em “Trionfo d’Amore” de Almeida; Coronis em “Coronis” de Sebastian
Durón; Galatea em “Acis e Galatea”, Ginevra e Dalinda em “Ariodante, Atalanta em “Serse”
e Clizia em “Teseo” de Handel; Ilia em “Idomeneo” e Despina em “Così fan tutte” de
Mozart; Zenobia em “Zenobia, regina de’ Palmineri” de Albinoni; Beroe em “La Nitteti” de
Conforto; Sidonie, Une Bergère e Melisse em “Armide”, Amore em “Orfeo ed Eurydice” e
Alceste em “Alceste” de Gluck.
A sua discografia inclui “Albinoni Arias” para a Deutsche Harmonia Mundi, com Marcello di
Lisa e Concerto de’ Cavalieri; “L’incoronazione di Poppea” de Monteverdi com Les Arts
Florissants; “Requiem” de Fauré com Michel Corboz; “L’Orfeo” de Monteverdi com
Cappella Mediterranea; “Spinalba” e “Il Trionfo d’Amore” de Francisco António de Almeida
com Os Músicos do Tejo; “Coronis” de Durón com Le Poème Harmonique; “Sementes do
Fado” com Os Músicos do Tejo”; “Round Time” de Luís Tinoco; “Antígono” de Mazzoni
com Divino Sospiro; “Judicium Salomonis” de Charpentier com Les Arts Florissants; “Les
Indes Galantes” de Rameau com Chapelle Harmonique; “El Prometeo” de Draghi com
Cappella Mediterranea; “Time Stands Still” de Dowland e Côrte-Real com Ensemble Darcos;
“Les Noces Royales de Louis XIV” com Le Poème Harmonique.
Em DVD aparece em várias produções de ópera como “David et Jonathas”/Aix en Provence;
“L’incoronazione di Poppea”/Teatro Real Madrid; “L’incoronazione di Poppea”/Salzburg
Festival; Dido and Aeneas”/Opera Comique Paris; “Hippolyte et Aricie”/Glyndebourne
Festival e “Dido and Aeneas”/Opera de Rouen; mais recentemente “Les Indes
Galantes”/Bayerishe Staatsoper.