13 de outubro a 06 de novembro de 2022
II Festival Internacional de Órgão e Música Sacra
O FIOMS • Festival Internacional de Órgão e Música Sacra regressa, pelo segundo ano consecutivo, para mais uma edição de 13 de Outubro a 6 de Novembro. Porto, Maia, Valongo, Gondomar, Arouca, Oliveira de Azeméis e Felgueiras são os Municípios que vão receber os cerca de 30 concertos, 4 masterclasses e uma conferência, envolvendo mais de 100 intérpretes nacionais e estrangeiros. Os concertos vão ser realizados em algumas das mais emblemáticas igrejas da região (com entrada gratuita) e na Casa da Música.
No ano comemorativo do bicentenário do nascimento de César FRANCK (1822-1890), o FIOMS dará particular importância ao seu legado. Neste contexto, será apresentada a obra completa para órgão deste compositor, a sua magistral Sinfonia em ré menor, assim como L’Organiste, uma coleção de pequenas peças para harmónio escritas em 1889/90. Serão ainda ministradas masterclasses de órgão e harmónio, por prestigiados especialistas internacionais, com particular incidência na obra do compositor.
Um dos destaques da programação será a apresentação da Aldeia do Dó-Mi-Sol, projeto pedagógico para crianças entre os 3 e os 13 anos de idade, com a finalidade de dar a conhecer e estimular o gosto pelo órgão de tubos.
Outros destaques da programação são os concertos realizados nos órgãos históricos que, este ano, incluem os órgãos recentemente restaurados da Igreja de Santa Clara, no Porto, e os monumentais órgãos históricos do Mosteiro de Arouca e Pombeiro (Felgueiras), a presença do famoso Colegium Vocalle de Gent, acompanhados pelo ensemble instrumental Het
Desejamos que o FIOMS constitua, cada vez mais, uma referência na preservação e valorização do Órgão de Tubos e da Música Sacra e que seja instrumento vivo na defesa da dignidade deste património de inestimável valor.
Esperamos por si!
Filipe Veríssimo
FIOMS 2022
(2ª edição)
O Festival Internacional de Órgão e Música Sacra, a ocorrer de 13 de Outubro a 6 de Novembro de 2022, conta com mais de trinta concertos a serem realizados em algumas das mais emblemáticas igrejas situadas nos municípios do Porto, Maia, Valongo, Gondomar, Arouca, Oliveira de Azeméis e Felgueiras e contará com a participação de mais de 100 artistas.