Santuário de Santa Rita de Cássia

No sábado, dia 26 de Outubro de 2002, foi solenemente abençoado e inaugurado o novo órgão de tubos da Igreja de Nossa Senhora do Bom Despacho e de Santa Rita, anexa ao Colégio de Ermesinde. Esta Igreja, com o convento anexo, foi fundada em 1745 pelos Eremitas de Santo Agostinho, tendo o lançamento da primeira pedra a data de 12 de Outubro de 1749. Até 1834 a Instituição dos Agostinhos Descalços desenvolveu uma missão pastoral com marcas de cultura em várias artes. Dispunha esta igreja de um órgão de tubos desaparecido com o tempo e as vicissitudes das várias ociupações de que foi alvo a Igreja.


Este templo, declarado Santuário Diocesano pelo Bispo do Porto, D. António Ferreira Gomes em 20 de Novembro de 1956 e anexo ao Colégio de Ermesinde, retoma a função pastoral que lhe é cometida: “contribuir eficazmente para a promoção de novas iniciativas em honra da excelsa Mãe de Deus, com âmbito e interesse diocesano”. 
D. Armindo Lopes Coelho, presidiu à solene benção do novo órgão 253 anos e alguns dias após o lançamento da primeira pedra do templo, que assim recupera um instrumento musical que valoriza litúrgica a artisticamente aquele templo.

O órgão foi construído pela firma suiça Orgelbau Coll Ag, de Luzerna, após concurso internacional, tendo o projecto sido seleccionado por uma comissão constituída por Eugénio Amorim, Rosa Amorim e Paulo Alvim.
Possui 26 registos, 3 teclados, 1512 tubos, dos quais 110 de madeira. A tracção das teclas e dos registos é totalmente mecânica.

E estrutura exterior mostra uma caixa de concepção moderna, que cria um contraste com os elementos barrocos da Igreja. No entanto a forma acinzentada da caixa de carvalho maciço, com traços vermelhos e a cobertura dourada dos tubos e as formas decorativas da fachada têm em atenção e procuram integrar-se na arquitectura do edifício da igreja.

A cerimónia de inauguração constou da bênção inicial a que se seguiu a primeira audição oficial do órgão, com a obra “Nun Danket alle Gott” (“Damos Graças a Deus”) de S. Karg-Elert, executada pelo organista Paulo Alvim. Seguiu-se a celebração da Missa, em que actuaram os grupos de cantores da Igreja, dirigidos pelo maestro Eugénio Amorim. Concelebraram os Directores do Colégio, Cónego Sebastião Brás e P. Avelino Ricardo, e ainda os Cónegos António Ferreira dos Santos, Director do Secretariado Diocesano de Liturgia e Reitor da Igreja da Lapa, António Marques, Reitor do Seminário de Vilar, Jorge Cunha, Reitor do Seminário da Sé e Director da Faculdade de Teologia, António Mota, pároco de Ermesinde e Director do Secretariado Diocesano da Família, o os Padres António Soares de Pinho, antigo Director do Colégio de Ermesinde e João Pedro, Secretário de D. Armindo. A cerimónia concluiu com um concerto pelo organista Paulo Alvim. 


Eis pois mais um instrumento que na zona do Porto faz associar o serviço litúrgico ao serviço cultural.