Winfried Lichtscheidel

Nascido em 1980 em Friedrichshafen, após terminar o ensino médio estudou música sacra e órgão como principal disciplina artística na Universidade Estadual de Música e Artes Cénicas de Stuttgart, incluindo órgão com o Prof. Bernhard Haas e improvisação de órgão com Prof. Willibald Bezler e Prof. Hans Martin Corrinth; regência coral com Prof. Dieter Kurz. 

Em 2008 obteve o grau de mestre (exame A) em música sacra e em 2010 – após concluir com sucesso os estudos de pós-graduação na classe de solista do Prof. Lohmann – obteve o exame de concerto.

Winfried Lichtscheidel ganhou vários prémios em concursos de órgão nacionais e internacionais:

  • 1° Prémio no “European Organ Competition” em Ljubljana
  • Vencedor do “International Organ Competition Domberg-Prediger” em Erfurt;
  • 1° Prémio no “International Organ Competition Olivier Messiaen and Max Reger” em Graz;
  • 1° Prémio no “2nd International Organ Competition Orgelstadt Landsberg” 2007 em Landsberg am Lech;
  • Foi premiado no “International Bach Competition” 2009 em Wiesbaden;
  • Condecorado com a medalha de mérito cultural da cidade de Friedrichshafen.

Como organista, Winfried Lichtscheidel apresentou-se em festivais de renome em vários países europeus (Alemanha, Grã-Bretanha, Eslováquia, Eslovénia, Áustria, Itália, França e Portugal). Gravações de rádio em Viena, na grande sala de transmissão da ORF Radio Culture House, bem como na BR e DLF complementam as suas diversas atividades como virtuoso do órgão. 

Durante os seus estudos, Winfried Lichtscheidel trabalhou como músico de igreja em várias paróquias do Lago Constança. 

De 2010 a 2023, Winfried Lichtscheidel foi organista e cantor em St. Martinus e Ludgerus em Sendenhorst. 

No órgão Woehl ele gravou, entre outras coisas, as sinfonias completas para órgão de Ch.M. Widor e L. Vierne. A sua gravação das 10 sinfonias para órgão de Charles Marie Widor foi premiada com o Prémio da Crítica de Gravação Alemã (Preis der Deutschen Schallplattenkritik) em 2018. Desde abril de 2023, ele é o sucessor de Johannes Skudlik como mestre-capela da igreja paroquial do Assunção de Maria em Landsberg am Lech e diretor artístico do “Internacional Landsberg Organ Summer”. Em 2023, por ocasião do 150º aniversário de Max Reger, foi feita uma gravação das sete fantasias corais no órgão Siegfried Schmid da igreja paroquial de Landsberg.

Concertos

Concerto de órgão por Winfried Lichtscheidel

15 Novembro 2024
21:30