Nascido em 1995, Víctor Baena começou a estudar guitarra clássica com Enrique del Rosal e piano com Carmen Rubio Fominaya aos 12 anos no Conservatório de Música Arturo Soria em Madrid.
Mais tarde, interessou-se pela interpretação da música antiga, especialmente na música escrita para órgão e cravo tendo iniciado os seus estudos de órgão com Anselmo Serna, cravo e baixo contínuo com Denise De La-Herrán e música de câmara com Jesús Sánchez.
Participou em masterclasses de órgão e cravo ministradas por Montserrat Torrent, José Luis González Uriol, Andrés Cea Galán Lorenzo Ghielmi, Jacques Ogg, Elisabeth Joyé , Menno van Delft e Bernard Foccroulle.
Víctor apresenta-se regularmente em concertos em países como Espanha, Alemanha, Holanda, Itália, Bélgica, entre outros.
Víctor completou o mestrado no Conservatório de Amsterdão com Pieter van Dijk, Matthias Havinga e Louis Robilliard. Neste conservatório, teve aulas de baixo contínuo e improvisação com Miklós Spányi tento obtido, também, um diploma de estudos em clavicórdio com Menno van Delft.
Em junho de 2019, Víctor ganhou o primeiro prémio no”Schnitger Organ Competition” em Alkmaar (Holanda) e, em outubro de 2020, ganhou o segundo prémio (ex-aequo) e um prémio para a melhor interpretação de Música Antiga espanhola no concurso de órgão Francisco Salinas/VIII Centenário da Catedral em Burgos (Espanha).
Em junho de 2023, concluiu o “Konzertexamen” (pós-mestre) com a classificação “Summa cum Laude” na Hochschule für Musik und Theater Hamburg com o Prof. Pieter van Dijk e o Prof. Wolfgang Zerer.
Junto com a violinista Lisette Carlebur, ele forma um duo chamado “Duo Sonorous“.
Desde outubro de 2022, Víctor é organista titular do órgão Philbert/Adema (1871-1887) do Mozes en Aäronkerk (Amsterdão). Em março de 2023, foi nomeado “Jovem Organista em Residência” no Pieterskerk em Leiden (NL) por um período de dois anos.