Richard Brasier

Richard Brasier desfruta de uma carreira internacional intensa e de longo alcance como solista, pedagogo e musicólogo.

Nascido em Chelmsford, Essex (Reino Unido), Richard é formado pela Royal Academy of Music em Londres, onde estudou com David Titterington e Nicolas Kynaston. Com a ajuda da bolsa Nicholas Danby, ele prosseguiu com Johannes Geffert na Hochschule für Musik und Tanz, Köln. Outras influências musicais importantes incluíram David Sanger e Anne Marsden Thomas.

Como organista de concerto, Richard apresenta-se regularmente no Reino Unido e Europa em séries de recitais e grandes festivais internacionais de música. Alguns dos destaques incluem o Arnstadt Bach Festival, Église de la Madeleine em Paris, Catedral de Vaduz (comemorando o 170o aniversário de Josef Rheinberger em cooperação com a International Rheinberger Gesellschaft), Europäischen Orgelfestes Potsdam, Dresden Orgelzyklus, Moscow State Conservatory e V Festival Internacional de Órgão de Mafra. Em 2014, Richard foi solista na inauguração do órgão Klais em St Joseph, Bonn, apresentando os concertos de Rheinberger e Poulenc para órgão e orquestra. Projetos recentes incluíram a pesquisa e apresentação das obras para órgão de Johann Sebastian e Carl Philipp Emanuel Bach (2019-2021) e a obras completas de Robert Schumann para Pedalflügel, num instrumento contemporâneo de sua composição.

Richard possui um vasto repertório que abrange todos os períodos, desde a Idade Média até a Contemporânea. Como solista de concerto, apresentou todos os grandes concertos, incluindo a primeira apresentação fora do Reino Unido da peça de concerto de Charles Villiers Stanford, Op.181, com a orquestra de Beethoven Halle, Bonn.

O trabalho de Richard foi transmitido em rádio, televisão e outras plataformas em toda a Europa e nos EUA, e sua gravação de 2018 de Deux Études pour orgue de Lionel Rogg foi especialmente escolhida pelo compositor para fazer parte de um compêndio de doze CDs com a sua obra completa para órgão.

Foi contratado como consultor especial da BBC para sua série de televisão de suspense de espionagem, Killing Eve.

Richard é docente e examinador do Royal College of Organists, membro do Conselho Académico e Diretor Artístico das viagens anuais de estudo do colégio para instrumentos de importância histórica na Europa. Foi Diretor Artístico do RCO Organ Forum 2022, no qual o colégio comemorou o bicentenário do nascimento de César Franck.

Richard é frequentemente convidado a lecionar em diversos estabelecimentos de ensino superior tais como: Hochschule für Musik und Tanz, Köln; Føroya Musikkskúlin, Tórshavn; Conservatório Nikolaos Mantzaros, Atenas; Academia de Música Gnessin, Moscovo; Escola Superior de Música de Lisboa e Royal Birmingham Conservatoire. Tem sido convidado para integrar o júri e examinador externo de concursos nacionais e internacionais.

Richard publicou, em várias plataformas, artigos e vídeos sobre assuntos relacionados com o órgão e realizou várias edições, incluindo as obras para órgão de Ludwig van Beethoven e Heinrich Bach. Em 2022, Richard estabeleceu-se como um dos principais estudiosos da música para órgão de César Franck, com a publicação, internacionalmente aclamada, da obra completa do compositor, em quatro volumes, pela editora Lyrebird. O estudo mais significativo desse tipo até hoje, procurou desafiar o status quo e remodelar o cenário há muito estabelecido da obra de Franck para órgão.

Desde 2020, Richard é organista da St Mary’s German Lutheran Church no centro de Londres, e curador organista da histórica igreja alemã de St George’s em Whitechapel, onde mantém o instrumento de 1886/1937 de Eberhard Friedrich Walcker, e dirige a série mensal de concertos de órgão.

Richard é um ávido colecionador de livros antigos raros. Alguns dos mais significativos itens da sua coleção incluem manuscritos de César Franck, Eugène Gigout, Ludwig van Beethoven e itens pessoais da família de Aristide Cavaillé-Coll.

https://richardbrasier.com/

Concertos

Concerto de Órgão e Orquestra Sinfónica

3 Novembro 2023
21:30

Concerto a dois Órgãos

4 Novembro 2023
21:30