loader image

Marie-Ange Leurent

Depois de estudar órgão com Gaston Litaize no conservatório nacional regional de Saint Maur des Fossés e piano com Lucette Descaves no conservatório Rueil-Malmaison, Marie-Ange Leurent terminou seus estudos no conservatório nacional de música superior de Paris, onde obteve numerosos prêmios incluindo primeiro prêmio de órgão da classe de Michel Chapuis. Frequentou igualmente, as aulas de Marie-Claire Alain na Academia de Saint-Donat.

Aos 22 anos, foi nomeada organista titular do grande órgão de Notre-Dame de Lorette em Paris.

Marie-Ange Leurent forma uma dupla famosa com Eric Lebrun. Além de duas gravações dedicadas a obras de Gaston Litaize, uma das quais, dedicada às doze peças para grande órgão, é uma estreia mundial, gravou nos órgãos de Santa Maria de Mahon, na Espanha, um recital de música original de Mozart e seus contemporâneos que receberam aclamação da crítica internacional. Gravaram uma obra completa para órgão de Buxtehude (Grand Prix du disk da Charles Cros Academy), e a obra completa de Alexandre Pierre François Boëly (Bayard Musique).

Professora de órgão no Conservatório Leo Delibes, em Clichy, e no Conservatório Saint-Mandé, também leciona escrita musical na Universidade de Paris-IV Sorbonne, após ter sido professora de formação musical no Conservatório Nacional Superior de Música e dança de Paris.

Vários compositores escreveram obras para ela, incluindo Gaston Litaize (sonata para dois, órgão para quatro mãos), Florentine Mulsant (para a qual estreou o Veni Sancte Spiritus na igreja de Saint-Sulpice, depois a Missa e a Suite Sacrée pour organ ), ou mesmo Valéry Aubertin que lhe dedicou sua sublime Sonatina para as estrelas, bem como sua Terceira Sonata. Marie-Ange Leurent também é a criadora com a atriz Elisabeth Commelin e seis outras atrizes do Grande Livre de Marie, oratório dedicado ao patrimônio pictórico de Notre Dame de Lorette em Paris. Gravou a música para o filme “Não toque no machado” de Jacques Rivette, em homenagem à Duquesa de Langeais de Balzac

Concertos

Dinarte Machado “Uma conservação – Um restauro”

17 Outubro 2021
15:00

Marie-Ange Leurent

18 Outubro 2021
12:30

Marie-Ange Leurent

17 Outubro 2021
17:00

Marie-Ange Leurent

16 Outubro 2021
21:30