José Pedro Gonçalinho nasceu em 1993, no Porto.
Iniciou os seus estudos musicais em saxofone aos 7 anos, na Academia de Música de Costa Cabral, na classe do professor Francisco Ferreira concluindo o curso complementar de música em 2011. No mesmo ano, ingressa na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE) no curso de saxofone, na classe dos professores Henk Van Twillert, Gilberto Bernardes e Fernando Ramos. Concluiria a licenciatura com a nota máxima na cadeira de instrumento, em 2014.
Prossegue estudos na mesma instituição, sendo que em julho de 2016 conclui o Mestrado em Performance, com a média final de 19 valores e, mais uma vez, nota máxima a saxofone e projeto artístico, intitulado Metamorfoses Musicais em Concerto sob a orientação de Gilberto Bernardes.
Em 2018 termina o Mestrado em Ensino da Música na ESMAE, em parceria com a ESE, (Escola Superior de Educação) tendo-se debruçado sobre a temática da música de câmara no seu trabalho final, intitulado A transcrição como ferramenta pedagógica: um contributo para ensemble de saxofones.
Ganhou vários prémios em concursos nacionais e internacionais, entre os quais se destacam os 1º prémios obtidos no Concurso Internazionale di Musica per Giovani Interpreti, Città di Chieri, Itália, como solista em novembro 2015 (na Categoria B, até aos 30 anos) e em outubro 2011 (Categoria A, até aos 18 anos). Na edição de 2011 é também premiado em música de câmara, com o Ensemble Ventos do Mar.
Com o ensemble de saxofones Vento do Norte atuou em território nacional (continente e madeira) e internacional (Holanda, Bélgica, Itália, Curacao, Bonaire, Aruba), salientando-se ainda vários concertos e gravações na mítica sala de concertos Concertgebouw. Integra ainda diversos projetos musicais, destacando-se Banda Sinfónica Portuguesa, Quinteto de Saxofones Quest, Trio DeLírio e o Trio Inverso. Foi professor orientador em diversos estágios nacionais de orquestra de sopros.
Paralelamente à sua formação e atividade como músico, realizou formações em Terapia Não Verbal Benenzon, sob orientação de Margarida Rocha e Rolando Benenzon. É membro fundador da associação “A Pele do Vínculo –Arte, Terapia e Comunidade”.
Atualmente leciona saxofone no Conservatório de Música Vila Nova de Famalicão – ArtEduca, na Academia de Música de Costa Cabral – AMCC, é saxofonista na Banda Sinfónica Portuguesa e maestro da Banda Musical S. Tiago de Silvalde.