Gunnar Idenstam

Organista concertista, compositor e músico folk, Gunnar Idenstam é mundialmente conhecido pelo seu virtuosismo, pelas improvisações impressionantes e pela abordagem não tradicional e original à música de órgão. Gunnar Idenstam pretende transcender as limitações do género para mostrar o órgão a partir de diferentes perspectivas, tornando-o mais popular.

Idenstam tem formação em música clássica, mas sempre teve uma “relação de amor distante” com a música folk e rock sinfónico da década de 1970. No seu trabalho actual, ele utiliza essas diferentes influências no contexto da música de órgão, construindo pontes entre a tradição da música sinfónica francesa do século 20, o rock sinfónico e a música folclórica sueca. Ele também transcreve grandes obras-primas orquestrais para órgão como é o caso de La Mer de Debussy.
Gunnar estudou no Royal College of Music em Estocolmo e, posteriores, em Paris, estudou a tradição francesa com a lendária Marie-Claire Alain. Alcançou as maiores honras em ambos os países.

Em 1984, foi o primeiro – e até hoje o único – organista do norte da Europa a vencer o ‘Grand Prix de Chartres’, a prestigiada competição internacional de improvisação. Desde 1986, seguiu uma carreira internacional como organista de concertista apresentando-se em locais ao redor do mundo como o Auditorio Nacional em Madrid, a Catedral de Mónaco, a Catedral de St Eustache em Paris, a Filarmónica de Berlim, Sala de Concertos Ivan Cankar em Ljubljana e Balboa Park Organ Pavillion em San Diego, EUA. Apresentou-se regularmente no Mariinsky Concert Hall em St. Petersburg e no Zaryadie Concert Hall em Moscovo.

Colabora com outros músicos tais como a lenda dos ABBA Benny Andersson e em projetos populares como Bach em sueco com Lisa Rydberg, violino e Northern Dances com Erik Rydvall, nyckelharpa.

Idenstam é membro da Academia Real de Música da Suécia desde maio de 2013.

Educação e prémios:
É Mestre em Música Sacra pela Academia Real de Música de Estocolmo na classe de Rune Engsö, Anders Bondeman e Torvald Torén (1983). Em 1986, obteve o diploma de Solista com distinção. Em 1985, conquistou o Prémio de Virtuosismo e o Prémio Especial por unanimidade e com felicitações do júri no Conservatoire National de Rueil-Malmaison, Paris, na classe de Marie-Claire Alain e, em improvisação, na classe de Jacques Taddei.
Em 1984, venceu o 1º Grande Prêmio de Chartres em improvisação. Em 2012, foi Intérprete do ano pela Academia Real de Música da Suécia. Em 2013, foi condecorado com a medalha real “Litteris et artibus”.

Sua música e arranjos são publicados pela Gehrmans Musikförlag.

https://www.idenstam.org

Concertos

Concerto de Órgão

21 Outubro 2023
21:30