Gabriel Díaz nasceu em Sevilha (Espanha). Atua regularmente com muitas orquestras e
conjuntos como La Capella Reial de Catalunya, Choeur de Chambre de Namur, La Grande
Chapelle, Los Músicos de su Alteza, Vox Luminis, Les Ambassadeurs e Musica Saeculorum,
sob regências como Jordi Savall, Leonardo García Alarcón, Lionel Meunier, Marco Vitale,
Philipp von Steinaecker ou Alexis Kossenko, entre outros.
Gabriel Díaz já se apresentou em vários festivais na Espanha, Portugal, França, Inglaterra,
Bélgica, Holanda, Alemanha, Itália, Áustria, Suíça, Estônia, Polônia, Noruega, Marrocos,
México, Colômbia, Peru e Estados Unidos, bem como em grandes salas como a Ópera
Nacional de Montpellier, Opéra de Reims, Centro de Belas Artes (Bruxelas), Gran Teatre del
Liceu (Barcelona), deSingel (Antuérpia), De Doelen (Rotterdam), Konzerthaus (Viena),
Warsaw Chamber Opera, National Theatre (Londres), Teatro Mayor (Bogotá) ou
Nezahualcóyotl na Cidade do México.
Participou em muitas gravações para Almaviva, Alia Vox, Enchiriadis, Arsis, NB Musica,
Ricercar, Lauda Musica e Alpha, alguns deles vencedores de prémios como o Preis der
Deutschen Schallplattenkritik, Critics’ Choice Gramophone, 5 Diapason, Diapason D’or e
FestClásica.
Cantou o papel de Andronico em Tamerlano de Haendel com a orquestra francesa Les
Ambassadeurs e o maestro Alexis Kossenko na Ópera de Poznan, com grande sucesso.
Interpretou o papel principal em Orlando de Haendel na Ópera Nacional do País de Gales
com Rinaldo Alessandrini e fez sua estreia na Ópera de Varsóvia, cantando o papel de Ircano
em Semiramide riconosciuta de Leonardo Vinci sob Marco Vitale. Cantou Galatea em
Haendel’s Aci, Galatea e Polifemo com Andreas Spering em Sevilha, e Medoro em La
Lisarda de Giovanni Battista Mariani com Rogerio Gonçalves nas Donaufestwochen
(Áustria).
Curioso sobre outros repertórios e manifestações artísticas, Gabriel Díaz explorou outras
formas de expressão como a fusão jazz-flamenco-clássica da Looking Back Orchestra e o seu
espetáculo Zambra Barroca dirigido por Andreas Prittwitz, e estreado no Auditorio Nacional
de Música (Madrid). Participou também no espectáculo de dança Until the Lions com a
Akram Khan Company, fundado e dirigido por Akram Khan, um dos mais célebres
coreógrafos de dança contemporânea.