Enrico Viccardi

Enrico Viccardi, nascido em Maleo em 1961, mudou-se alguns anos depois para Codogno, onde ainda vive. Formou-se com a classificação máxima em Órgão e Composição de Órgão no Conservatório de Piacenza na classe de Giuseppina Perotti, especializando-se depois com Michael Radulescu na Hochschule für Musik de Viena. Seguiram-se depois inúmeras master classes com artistas como E.Fadini, C.Tilney, J.Langlais, D.Roth e em particular as ministradas por L.F.Tagliavini na Accademia di Pistoia.

A sua actividade concertística levou-o a apresentar-se em prestigiados eventos e associações em Itália e no estrangeiro (Portugal, Espanha, Andorra, França, Suíça, Áustria, Alemanha, Eslováquia, Eslovénia, Polónia, Suécia, Inglaterra, Cazaquistão, Uruguai) entre as quais Música e poesia em San Maurizio (Milão), festivais de órgão de Veneza, Academia de Pistoia, Colorno, Catedral de Cremona, Génova, Festival Internacional de Trento, Bolzano, Festival Internacional de Paola, Nápoles, Bari, La Chaise Dieu, Lavaur , Cannes, Montpellier , Basler Münster (Basileia), Granada, Palma de Maiorca, Festival Internacional de Cinema das Astúrias, Barcelona, Andorra, Festival Internacional de Cinema de Lisboa, Porto, Ilhas dos Açores, Cidade do Vaticano, Londres , Malmö, Leufstabruk, Copenhaga, Kazimierz Dolny, Bydgoszcz, Kremnica, Dornum, Uttum, Berlim (Konzerthaus), Hamburgo, Neufelden, Alma-Ata e Montevideu.

Colaborou também com conjuntos de prestígio como o Coro della Radio della Svizzera Italiana, o ensemble Vanitas, o Sonatori della Gioiosa Marca com diretores como R. Clemencic, D. Fasolis e G. Carmignola. Gravou para a Bottega Discantica, Divox Antiqua e Dynamics; para a editora Fugatto criou, para além de vários CD, um DVD inteiramente dedicado à música de órgão de J.S. Bach (recomendado com cinco estrelas pela revista Música). Para a mesma editora começou a gravar o órgão Opera Omnia de J.S. Bach em instrumentos italianos antigos e modernos; os volumes até agora publicados obtiveram sempre cinco estrelas da revista Música. A gravação da Arte da Fuga de J.S.Bach feita no Mascioni di Giubiasco (Suíça) especificamente para o RSI foi recentemente transmitida no ReteDue da Radio della Svizzera Italiana. Para a Brilliant gravou as composições para órgão de Tarquinio Merula e as obras para cravo e órgão de Bernardo Storace. Gravou um CD com música de Frescobaldi no órgão Antegnati (1580)/Giani (2015) do mosteiro de San Pietro in Lamosa em Provaglio d’Iseo (BS) e um juntamente com Filipe Veríssimo nos órgãos históricos da catedral do Porto (Portugal). Lecionou master classes em Itália, Espanha, Portugal, Suíça, Alemanha, Suécia e Cazaquistão. Recentemente lançou, pela chancela DaVinci Classics, o Orgelbüchlein de J.S.Bach gravado no órgão Giani (2007) da igreja Governatorate da Cidade do Vaticano. As suas interpretações foram transmitidas pela RadioTre, pela Rádio Clásica Barcelona, pelo Segundo Canal da Rádio da Suíça Italiana e pela rádio canadiana CKRL. Em 2012 o Município de Codogno concedeu-lhe o reconhecimento de cidadão benemérito. É professor de órgão na escola diocesana de música sacra «Dante Caifa» de Cremona e presidente da associação musical Accademia Maestro Raro. Diretor artístico da “Primavera do Órgão Cremonês”, dos “Caminhos do Órgão na Província de Como” e do Outono do Órgão na zona de Lodi, ocupa a cátedra de Órgão e Composição de Órgão no Conservatório de Parma.

https://www.enricoviccardi.com

Concertos

A obra para órgão de J. S. Bach

24 Novembro 2024
17:00