Alexandra Camboa

Violinista Alexandra Camboa nasceu em Esmoriz no ano de 1993 e passados três anos, começa a estudar violino na Escola de Música do Grupo Coral de Esmoriz. Nessa escola terminou o 5º grau de Violino no ano lectivo 2007/08 e passados dois anos, o 8º grau de Formação Musical, ambos no Conservatório do Porto. Foi apenas aos 18 anos que escolheu a música como carreira profissional de modo que, depois de ter concluído o  secundário no curso de Ciências e Tecnologias, ingressou na Escola Profissional de Música de Espinho (EPME) e é desde entãoque aposta regularmente na sua formação.

Orientada pelo Professor Pedro Rocha, participou em várias Masterclasses com prestigiados Professores como Ani Schnarch (2012), Yuri Nasushkin (2012) e Natalia Lomeiko (2013). Nessa instituição teve oportunidade de tocar na Orquestra Clássica de Espinho sendo dirigida por Pedro Neves, Sérgio Alapont, Rui Pinheiro, Jean-Marc Burfin e Jean-Sébastien Béreau em salas como o Auditório de Espinho, o Auditório do Conservatório de Coimbra e o Coliseu do Porto. Na altura tocava na Camerata de Cordas da EPME e em 2013 viajaram até Andorra tendo tido oportunidade de ser dirigida pelo Professor Roberto Valdés. Na conclusão do curso, desenvolveu o tema “Yoga para Músicos” no Projecto de Aptidão Profissional, tema este pelo qual ainda se interessa.

No ano lectivo de 2014/15 ingressou na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE) paraas classes da Professora Zofia Wóycicka e Marta Eufrázio. Na parte de formação individual, participou em Masterclasses com a Professora Lilit Davtyan (2017) e Yossif Grinman (2017) e ainda teve aulas com a Professora Ana Madalena Ribeiro. Com a Sinfonieta da ESMAE foi dirigida pelos maestros António Saiote, José Eduardo Gomes, Andreas Stoehr, entre outros. Na área de Música de Câmara trabalhou em trio e quarteto e contactou com o Quarteto Armida, Quarteto de Matosinhos, Professor Vitor Vieira, Professor Carlos Costalbano, Professora Marta Eufrázio e Professora Isolda Rubio. Na formação de trio clássico foram convidadas para dar um recital na “Primeira Maratona de 24h de Piano em Portugal – PianoPorto 2015” no Edifício Axa. Concluiu a Licenciatura em julho de 2018. Em setembro de 2018 ingressa no mestrado em Interpretação Artística com a Professora Evandra Gonçalves. Em março de 2019  entrou na Academia da Orquestra Clássica do Sul e foi dirigida por Maxime Tortelier no Cine- Teatro Louletano – Algarve.

Tanto em orquestra como em Música de Câmara tocou em salas como Sala Suggia – Casa da Música,Teatro Helena Sá e Costa, Convento São Francisco, Auditório de Espinho, Coliseu do Porto e Lisboa e Auditóriodo Conservatório do Porto. Foi concertino na Camarata de Cordas da ESMAE orientada pelo Professor RyszardWóycicki. 

Atualmente, leciona Violino, Educação e Iniciação Musical em diversas escolas.  A nível performativo, colabora regularmente com a Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra de Câmara do Coro Polifónico da Lapa, Orquestra Clássica do Centro, Orquestra Clássica da Maia, entre outras. Complementa a sua atividade performativa com vários recitais em trio e quarteto de cordas. 

Concertos

Concerto de Órgão e Violino

30 Outubro 2023
15:00